sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Equipe de Psicologia inicia atividades com palestras e Oficinas


Dando início as atividades de 2011, a psicóloga Patricia Coube realizou uma palestra sobre “Humanização na Educação”, para toda a equipe da Escola Estadual Francisco Salgado Filho: Direção, Coordenação, Professores e Funcionários de Apoio.
O encontro segundo depoimento de alguns participantes foi proveitoso e proporcionou a todos uma reflexão mais profunda do significado da palavra HUMANIZAÇÃO, na oportunidade foi enfatizado a necessidade pela qual passa nossa sociedade em parar para pensar sobre essa temática.
A psicóloga realizou ainda nos dias 15 e 25 de fevereiro uma Oficina Interpessoal na Escola Estadual Joelma de Oliveira com os Funcionários de Apoio que estão envolvidos no projeto “Madrinha de Sala”. Esse projeto tem como objetivo diminuir o índice de evasão e abandono escolar e ao termino do ano letivo de 2010 já foi possível perceber uma melhora quanto a essa problemática.
A Oficina foi uma solicitação da coordenação, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento da equipe que está envolvida diretamente no projeto.
“Através de técnicas de dinâmica de grupo e da aprendizagem vivencial trabalhamos o resgate da criança que existe no interior de cada um, buscando lembranças, sentimentos e percepções. Estas lembranças possibilita uma sensibilização para o contato com os alunos da escola com quem lidam diariamente. Trabalhamos também a questão da abordagem com as famílias, que para algumas das participantes se tornou uma dificuldade e um desafio. Questões do tipo: como chegar, como falar, o que argumentar, ser empático, firmeza e afetividade foram pontuadas como de grande importância na abordagem familiar.”
O clima geral do encontro foi de muita alegria e satisfação entre todos os participantes.
Parabéns a equipe gestora e aos FUNCIONÁRIOS DE APOIO da Escola Joelma de Oliveira!
Patricia Coube
Psicóloga do Programa Saúde na Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário